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1 - Avaliação de Governança de TI

Nessa etapa faremos um diagnóstico detalhado de práticas, processos e controles para medir o desempenho e a conformidade de TI em relação a padrões, como COBIT e ITIL.
Aqui identificaremos os pontos de melhoria, mediremos a maturidade dos processos e alinharemos a estratégia de TI com os objetivos de negócios.
Para a Portali, a avaliação orienta decisões que fortalecem o controle, a eficiência e a segurança de TI, além de garantir que as operações de TI estejam em conformidade com requisitos regulamentares e de boas práticas.
Entregáveis: Relatório de avaliação, com análise da maturidade e gap analysis (identificação de lacunas para melhoria).
Principais Abordagens Propostas
na Avaliação
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Gestão de Incidentes
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Gestão de Problemas
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Habilitação de Mudanças
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Gestão de Fornecedores
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Gestão da Configuração (CMDB)
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Gestão de Capacidade
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Gestão de Disponibilidade
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Gestão dos Riscos descobertos
2 - Definição da Estrutura da
Governança de TI

Após a avaliação inicial, definimos uma estrutura organizacional de governança de TI que assegura clareza nas decisões e atribuições de cada colaborador.
Desenvolvemos uma matriz RACI, identificando papéis e responsabilidades específicas para todos os envolvidos. Além disso, estabelecemos comitês de governança para decisões estratégicas e operacionais, bem como políticas e diretrizes de comunicação.
Ao final, o entregável é um documento com a estrutura completa da governança e canais de comunicação definidos
3 - Implantação de
Normas e Procedimentos

Nesta fase, criamos um conjunto de normas e procedimentos que asseguram a conformidade com os processos de governança.
Documentamos políticas para segurança, gestão de ativos, continuidade e controle de acessos, formalizando Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) que padronizam atividades. Também capacitamos as equipes para que todos estejam cientes das normas.
O entregável consiste em um manual de normas e procedimentos, que será referência para todas as operações de TI.
4 - Planejamento da
Implantação de ITSM

A fase de planejamento para a implantação de ITSM visa garantir que o sistema seja configurado para atender necessidades específicas da empresa.
Definimos processos críticos, selecionamos uma ferramenta de ITSM com base em critérios como escalabilidade e custo-benefício, e estabelecemos KPIs para monitorar a qualidade dos serviços.
O plano de implementação é então detalhado para cada fase, fornecendo um guia prático.
O entregável é um plano de ação com metas e KPIs, pronto para ser executado.
5 - Desenho e Documentação
dos Processos

Antes de integrar os processos na ferramenta ITSM, mapeamos cada fluxo em detalhes.
Utilizando ferramentas de modelagem de processos, desenhamos os fluxogramas, detalhando atividades, aprovações e pontos de controle.
Validamos cada fluxo com stakeholders para garantir que refletem a realidade operacional.
O entregável é uma documentação robusta dos processos, com diagramas de fluxo e descrições, essencial para garantir que o sistema ITSM esteja alinhado com as necessidades do negócio
6 - Implantação, Capacitação
e Treinamento

